top of page
  • Foto do escritorRicardo Vargues - Fisioterapeuta

Fisioterapia na Prótese do Joelho: Tudo o que Precisa de Saber

Atualizado: 19 de fev.


Prótese total do joelho
Prótese total do joelho.

Sabia que a prótese do joelho é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns em todo o mundo? A artroplastia de joelho, como é chamada, é uma cirurgia que envolve a substituição da articulação do joelho por uma prótese artificial.

Embora a ideia de uma cirurgia possa ser assustadora, a prótese do joelho pode ser a melhor solução para pessoas que sofrem de dor intensa, rigidez e perda de mobilidade nas articulações do joelho. Neste artigo, encontrará tudo o que precisa saber sobre a fisioterapia após uma cirurgia de prótese do joelho.

O que é uma Prótese do Joelho?

A prótese do joelho é um dispositivo médico colocado no joelho para substituir a articulação natural. É um procedimento cirúrgico comum usado para tratar pessoas com dor nas articulações do joelho, perda de mobilidade e rigidez.

Existem diferentes tipos de próteses de joelho disponíveis no mercado, que variam em tamanho, forma e material. No entanto, todas as próteses do joelho são feitas de materiais seguros e duráveis ​​que podem durar entre 10 a 20 anos dependendo do tipo de prótese e do uso, que é feito delas.

Quando é necessária uma prótese do joelho?

Existem várias razões pelas quais uma pessoa pode precisar de uma prótese de joelho. As mais comuns incluem:

  • Artrite: pessoas com artrite degenerativa ou reumatoide podem precisar de uma prótese de joelho para aliviar a dor e melhorar a mobilidade.

  • Lesões: lesões graves no joelho podem danificar a articulação e exigir uma prótese.

  • Desgaste: o uso excessivo da articulação do joelho pode causar desgaste e, eventualmente, exigir uma prótese.

Se está a considerar realizar uma cirurgia de prótese do joelho, leia o artigo sobre fisioterapia pré-cirurgia de prótese do joelho para saber como preparar o seu joelho para a cirurgia e acelerar a sua recuperação.

O papel da fisioterapia na recuperação da prótese do joelho

A fisioterapia desempenha um papel crucial na recuperação da prótese do joelho, por ajudar a restaurar a força, a flexibilidade e a mobilidade do joelho. Alguns dos principais objetivos da fisioterapia após a cirurgia de prótese do joelho incluem:

  • Reduzir a dor e o inchaço.

  • Melhorar a mobilidade e a flexibilidade do joelho.

  • Fortalecer os músculos ao redor do joelho.

  • Ajudar a restaurar a marcha normal.

  • Prevenir complicações pós-operatórias, como rigidez do joelho.

  • Reabilitar a cicatriz.

O que esperar da fisioterapia após a cirurgia de prótese do joelho

A fisioterapia após a cirurgia de prótese do joelho geralmente começa no hospital e pode continuar por várias semanas ou meses após a cirurgia, dependendo da gravidade do caso e da recomendação médica.

Na fase inicial, a fisioterapia consiste em exercícios suaves, como mobilização articular e exercícios de contração muscular leve, além de instruções sobre como caminhar e mover-se adequadamente.

Após receber alta hospitalar, é de extrema importância dar continuidade o quanto antes ao tratamento de fisioterapia, de modo a evitar qualquer regressão nos progressos já obtidos e o agravamento do seu quadro clínico, tais como diminuição da mobilidade e flexibilidade, aumento da dor e deterioração da qualidade do processo cicatricial.

Benefícios da fisioterapia para a prótese do joelho

A fisioterapia é uma componente fundamental do processo de recuperação após a cirurgia de prótese do joelho.

Entre os benefícios da fisioterapia, destacam-se:

  • Redução da dor: por meio de técnicas de terapia manual e mobilização articular, para reduzir a dor e a inflamação na área afetada.

  • Melhora da mobilidade: após a cirurgia de prótese do joelho, é comum haver uma perda de mobilidade na articulação afetada. A fisioterapia ajuda a restaurar a mobilidade do joelho, por meio de exercícios de fortalecimento muscular, alongamentos e outras técnicas específicas.

  • Fortalecimento muscular: a fisioterapia ajuda a fortalecer os músculos ao redor do joelho, contribuindo para a estabilidade da articulação e ajuda a prevenir lesões e complicações.

  • Prevenção de complicações: a fisioterapia ajuda a prevenir complicações após a cirurgia de prótese do joelho, como rigidez articular, trombose venosa profunda e infeções.

  • Retorno às atividades quotidianas: como caminhar, voltar a conduzir, subir e descer escadas, etc.


Perguntas frequentes sobre fisioterapia na prótese do joelho


Qual é a duração de uma prótese de joelho?

Uma prótese de joelho pode durar entre 10 a 20 anos, dependendo do tipo de prótese e do uso, que é feito dela.

A prótese de joelho é dolorosa?

O procedimento de prótese de joelho pode causar algum desconforto, mas é geralmente bem tolerado. Após a cirurgia, o paciente pode sentir dor, controlada com medicação prescrita pelo médico.

Quando é que se dá o início da fisioterapia após a cirurgia de prótese do joelho?

A fisioterapia geralmente começa no hospital logo após a cirurgia e pode continuar por várias semanas ou meses após a cirurgia.

A fisioterapia é dolorosa?

Alguns exercícios de fisioterapia podem causar desconforto ou dor leve, mas o meu trabalho é feito garantindo que esteja confortável durante a sessão.

Com que frequência devo fazer fisioterapia?

A frequência e a duração da fisioterapia dependem da gravidade do caso, da recomendação médica e da minha avaliação como fisioterapeuta. Um plano de tratamento personalizado, pode incluir sessões diárias ou semanais.

Quanto tempo leva para a recuperação completa da prótese do joelho?

O tempo de recuperação da prótese do joelho pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente leva de seis meses a um ano para uma recuperação completa.

Quando posso voltar às minhas atividades normais após a cirurgia de prótese do joelho?

O tempo para retornar às atividades normais após a cirurgia de prótese do joelho varia consoante a gravidade do caso e a recomendação médica. É importante seguir as instruções do médico e dedicar-se a fisioterapia para garantir uma recuperação completa e segura.

A fisioterapia é necessária para todas as cirurgias de prótese do joelho?

Sim, a fisioterapia é uma parte fundamental do processo de recuperação após a cirurgia de prótese do joelho e recomendada para todos os pacientes.


Conclusão

A fisioterapia desempenha um papel crucial na recuperação após a cirurgia de prótese do joelho. Após receber alta hospitalar, é de extrema importância dar continuidade o quanto antes a realização da fisioterapia, o seu empenho contribuirá para acelerar a sua recuperação e ser bem-sucedida(o). Com a minha ajuda, pode esperar reduzir a dor e o inchaço, melhorar a mobilidade e a flexibilidade do joelho, fortalecer os músculos ao redor do joelho e prevenir complicações pós-operatórias, ajudando a melhorar a sua qualidade de vida, retomar as suas atividades normais e desfrutar de uma vida sem dor.

Não hesite em entrar em contacto comigo para iniciarmos o quantos antes a sua recuperação após a sua cirurgia! Estou sempre disponível para apoiá-la(o) em cada etapa do seu caminho.




Ricardo Vargues | Fisioterapeuta




Referências:

  1. American Academy of Orthopaedic Surgeons. (2021). Total Knee Replacement. Recuperado em 26 de abril de 2023, de https://orthoinfo.aaos.org/en/treatment/total-knee-replacement/

  2. American Physical Therapy Association. (2021). Knee Replacement. Recuperado em 26 de abril de 2023, de https://www.choosept.com/symptomsconditionsdetail/physical-therapy-guide-to-total-knee-replacement

  3. Leal, R., Sousa, A., Dias, A., & Gomes, A. (2016). Fisioterapia no pós-operatório de artroplastia total de joelho. Revista Brasileira de Ortopedia, 51(6), 652-661. doi: 10.1016/j.rboe.2016.11.004

bottom of page