Sobre

fisioterapeuta ricardo vargues.png

Ricardo
Vargues

Sou um profissional qualificado e experiente, com Cédula Profissional atribuída pela Ordem dos Fisioterapeutas de Portugal.

 

Conto já com 9 anos de prática em reabilitação física, através da qual ajudo pacientes a restaurar a sua função, seja nas atividades da vida diária, seja em contexto desportivo. 

 

A minha abordagem centra-se na identificação e maximização da sua qualidade de vida, na recuperação da sua saúde e no seu bem-estar: físico, psicológico, emocional e social.

 

O seu estilo de vida, a sua consciência corporal e o seu envolvimento durante e após o período de reabilitação são aspetos fundamentais da minha intervenção. Tudo isto contribui para uma recuperação rápida e eficaz e incentiva o autocuidado.

Pela minha experiência, a melhor forma de juntos atingirmos esses resultados passa pelo meu conhecimento das melhores técnicas e da melhor evidência científica disponível, para depois partilhar essa informação/conhecimento consigo. Ao dotá‑lo(a) deste conhecimento, a sua consciência corporal começa a desenvolver‑se. 

De uma forma geral, enquanto indivíduos, apenas olhamos para o nosso corpo nos momentos de dor ou doença, ou quando não estamos satisfeitos com a estética. Quando algo está mal no nosso organismo, são enviados sinais de alerta, através de estímulos presentes nas terminações nervosas, para termos mais atenção à estrutura física.

Por isso, quanto mais consciência corporal tiver, maior é a sua capacidade de entender o seu corpo, como funciona, as suas limitações e o seu potencial, tanto interna como externamente.

 

Esse conceito envolve também o reconhecimento dos sinais que o organismo emite em momentos de alerta, para compreender qual a maneira mais correta de realizar um movimento a fim de evitar dores e lesões.

 

O aparecimento de muitas doenças deve-se ao facto de o corpo ser exposto a condições extremas e frequentes, como ter de aguentar mais peso, ritmo e intensidade do que é capaz. Por isso, a consciência corporal é uma ótima forma de prevenção de doenças.

 

Ao conhecer os limites do seu corpo, aumenta a sua capacidade de autoconhecimento e sabe como executar os movimentos e qual o momento de parar, prevenindo essas patologias. Assim, utilizará o corpo de uma forma inteligente e cuidada, dando primazia ao seu bem-estar.

Os meus serviços estão disponíveis para crianças, adultos e idosos.

Contacte-me para saber como os meus serviços podem ajudá-lo(a) a sentir-se bem novamente.

Experiência profissional:

Formação académica e formações complementares:

  • Licenciatura em Fisioterapia — Atlântica Instituto Universitário.

  • Curso de Bandas Neuromusculares. 

  • Curso de Quiropraxia — Tratamento da Coluna Vertebral.

  • Curso de Terapia Manual Desportiva.

  • Curso de ATM — Articulação Temporomandibular.

  • Curso de ​Personal Trainer.

Linkedin-Logo.png

Conceitos de consciência corporal do livro: “Melhore a postura corporal e a sua qualidade de vida.” Por Patrícia Lacombe.